Na última segunda, a Lista Preta subiu ao pódio do 3º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, a cerimônia foi realizada no MASP, em São Paulo. A reportagem especial em áudio “Filantropia Negra: A Sociedade Protetora dos Desvalidos” foi a vencedora na categoria “Jornalismo Comunitário”, dedicada a veículos independentes, e está disponível em todas as plataformas de streaming.
O Prêmio Mol de jornalismo é uma iniciativa do Instituto MOL para reconhecer o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil, destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania em nosso país.
A Sociedade Protetora dos Desvalidos é uma instituição centenária localizada no bairro do Pelourinho em Salvador, sendo a primeira Associação Civil de pessoas negras do Brasil. Atualmente ela é dirigida por Lígia Margarida Gomes, sendo ela a primeira mulher a assumir o cargo.
A reportagem foi desenvolvida a partir de entrevistas conduzidas por Isis Nascimento; com roteiro, edição e narração de Alexandre Santana.