Cultura

Museu de Arte Moderna de Nova York tem primeira exibição de retratos africanos

Exposição reúne fotógrafos africanos e da diáspora para discutir identidade, modernidade e imaginação política por meio do retrato.
Picture of Vinícius

Vinícius

Redator

Global

O Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, abriu a exposição “Ideas of Africa: Portraiture and Political Imagination”, que reúne retratos fotográficos produzidos por artistas africanos e da diáspora ao longo do século XX. A mostra explora o papel do retrato de estúdio como espaço de construção de identidade, estilo e autonomia, destacando como essas imagens ajudaram a formular novas visões de liberdade em contextos marcados pela descolonização e por movimentos políticos e culturais transatlânticos.
Com curadoria de Oluremi C. Onabanjo, a exposição apresenta obras de fotógrafos como Seydou Keïta, Malick Sidibé, Jean Depara, Sanlé Sory, James Barnor e Kwame Brathwaite, entre outros. Ao articular fotografia, história e imaginação política, Ideas of Africa propõe uma leitura crítica sobre como a ideia de “África” foi construída, disputada e reinventada por meio do retrato, conectando experiências locais a debates globais sobre raça, modernidade e pertencimento.

Buscar