Tv e Streaming

Big Brother Brasil: Apenas seis participantes negros já venceram o programa

Mesmo com avanços recentes na diversidade, o reality ainda carrega um histórico de baixa representatividade entre seus campeões.
Picture of Vinícius

Vinícius

Redator

Nacional

Ao longo de 25 edições, o Big Brother Brasil se consolidou como um dos maiores fenômenos da televisão brasileira. Os números do programa, no entanto, revelam um desequilíbrio: apenas cinco vencedores negros em um total de 25 campeões. A disparidade é reflexo da participação escassa de pessoas negras nas primeiras temporadas.

Desde 2019, no entanto, o número de participantes negros no programa se tornou mais expressivo. Uma consequência direta das reformulações nos padrões de diversidade da rede globo. Embora seja apenas um reality de entretenimento, o programa tem encabeçado discussões importantes e debates nos últimos anos, com diversos participantes negros no centro dessas discussões. Por aqui relembramos os campeões.

CIDA - BBB 4

Cida foi a primeira mulher a vencer o BBB, ela entrou pelo formato de sorteio de cupons e fugiu de quase todos os paredões até as últimas semanas de programa. O Big Brother em 2004 ainda tomava sua forma, sendo essa a primeira edição onde dois grupos ficaram definidos, separando os participantes “ricos” e “pobres”, Cida tentou criar vínculos com a maioria da casa e só foi emparedada uma vez, chegando a final e recebendo 69% do votos para ser campeã.

JEAN WYLLYS – BBB 5

Primeira pessoa LGBTQIAPN+ a vencer o Big Brother Brasil, Jean ficou conhecido pela sua aliança com Grazi Massafera e Pink. Após afirmar que estava sofrendo perseguição na casa por ser gay, ele enfrentou o grupo rival no programa intitulado de “Inacreditáveis”, eliminando um por um até chegar na final e vencer com 55% do votos, levando para casa o prêmio de 1 milhão de reais, o maior da história do reality na época.

MARA VIANA - BBB 6

Mara entrou no BBB decidida a vencer o prêmio para custear o tratamento de sua filha, que sofria complicações por conta de uma paralisia cerebral. Enfrentando dois paradões, ela não teve grandes desavenças na casa, e pela sua postura mais tranquila e a imagem de mãe dedicada, fez amizade com quase todos os participantes e foi a segunda mulher a vencer o programa, com 47% dos votos do público.

GLEICI DAMASCENO - BBB 18

A primeira acreana a participar do Big Brother Brasil, Gleici foi campeã vencendo a disputa com o Kaysar e a Família Lima, formada por Ana Clara e seu pai, Ayrton. Gleici marcou a história do BBB na sua volta do paredão falso quando usou o bordão “vocês não sabem o prazer que é estar de volta”, além de protagonizar uma das maiores discussões do reality em seu embate com Patrícia. Hoje atriz e modelo, Gleici recebeu 57% do votos e levou um milhão e meio pra casa.

THELMA - BBB 20

Participante da primeira edição com formato de “camarotes” e “pipocas”, Thelma recebeu apoio mundial nas redes sociais durante sua passagem, tendo nomes como Viola Davis, Taís Araujo, IZA, Preta Gil e várias outras personalidades promovendo sua vitória no programa. Em uma edição marcada pela rivalidade homens e mulheres, ela foi resiliente e conseguiu chegar até a final com suas amigas do reality, Rafa Kalliman e Manu Gavassi, levando pra casa o prêmio de um milhão e meio com 44% dos votos.

DAVI BRITO - BBB 24

Davi Brito foi um dos participantes mais marcantes da história do Big Brother, alvo da casa durante todo o programa, ele foi emparedado oito vezes e mesmo assim foi campeão. Favorito do público desde a primeira semana, Davi cativou as redes sociais e o público de sofá. Aos 21 anos, ele foi o participante mais jovem a vencer o programa, além de levar o maior prêmio até então, no valor de R$ 2,92 milhões.

Buscar