Search
Close this search box.

Juan Paiva: A trajetória de um artista preto em ascensão

Quem hoje vê Juan Paiva brilhando nas telinhas da TV Globo não sabe o longo caminho que o ator carioca percorreu até alcançar o topo.

Nascido e criado no Vidigal, Juan começou a carreira cedo, aos dez anos estreou no seu primeiro filme chamado “5x Favela – Agora por Nós Mesmos”, em 2012 passou pelo teatro como participação na peça ” Os Dois Cavalheiros de Verona” e em 2013 mais um longa metragem, o “Vendo ou alugo”, de Betse de Paulo.

A estreia nas televisões brasileiras aconteceu na novela “Totalmente Demais” entre 2015 e 2016, interpretando o personagem Wesley, que acaba ficando paraplégico na trama, no ano seguinte após o destaque, Juan conquistou espaço na “Malhação: Viva a Diferença”, novela voltada ao público jovem que acabou premiada no Emmy Kids Internacional, nesse mesmo ano de 2017 Juan também interpretou o jogador de futebol  Glanderson no filme “Correndo Atrás” contracenando ao lado de Aílton Graça.

Em 2020 Juan recebeu elogios da crítica especializada pelo papel no filme “M8: Quando a Morte Socorre a Vida”, onde ele interpreta um estudante de medicina tentando lidar com os desafios de ser negro um uma universidade majoritariamente branca.

Mas o auge de Juan começou em 2021 quando recebeu o Prêmio APCA de Televisão de Melhor Ator pelo papel de Ravi na novela “Um Lugar ao Sol”, onde foi protagonista, em 2023 se destacou novamente nas telonas do cinema interpretando Buchecha no filme “Nosso Sonho”.

Em 2024 venceu o prêmio de Melhor Ator de Série, pelo papel de Balthazar na segunda temporada de “Justiça”.

“Quero agradecer ao grupo Nós do Morro, em especial à minha professora, Fátima Domingues, que vem formando pessoas para a vida, artistas como eu. E o ano de 2024 foi especial para mim, de muitas bênçãos e só de estar aqui, independente, se fosse ganhar ou não, para mim já seria uma vitória. E quero dizer para os pretinhos de favela, assim como eu, que me acompanham, sou como você, você é igual a mim, você precisa ter fé, acreditar nos seus sonhos e não desistir”, falou o ator emocionado após vencer o prêmio na cerimônia de Melhores do Ano do Domingão com Huck.

Juan Paiva caminha a passos largos para se tornar um dos maiores atores de sua geração, um talento que não se vê todos os dias e que vai ganhando cada vez mais espaço na TV e no cinema brasileiro, olho nele.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *