Cinema

Halle Berry dá conselho a Cynthia Erivo sobre o Oscar

“Ganhei o Oscar e continuei sendo negra”, diz atriz ao comentar desafios após a vitória.
Picture of Vinícius

Vinícius

Redator

Global

Em entrevista ao The Cut, Halle Berry afirmou que ganhou o Oscar e “continuou sendo negra na manhã seguinte”, enquanto diretores persistiam em questionar sua escalação. A atriz revelou ter aconselhado Cynthia Erivo ressaltando que ganhar o prêmio “não pode ser a validação do que você faz.”

“Aquele Oscar não mudou necessariamente o rumo da minha carreira. Depois que ganhei, achei que ia aparecer um caminhão com roteiros na minha porta. Embora eu estivesse extremamente orgulhosa, eu ainda era negra manhã seguinte. Os diretores ainda diziam: ‘Se colocarmos uma mulher negra nesse papel, o que isso significa para a história toda? Preciso escalar um ator negro? Aí vira um filme negro. Filmes negros não vendem no exterior.’

Para Cynthia ela ainda completou: “Você merece, sim, mas não sei se isso vai mudar sua vida.“

Em 2002, Halle Berry fez história ao se tornar a primeira mulher negra a vencer o Oscar de Melhor Atriz por sua performance visceral no drama “A Última Ceia”. Em um dos discursos mais emocionantes e icônicos da premiação, a atriz dedicou a estatueta a pioneiras como Dorothy Dandridge e a todas as “mulheres de cor” sem nome que agora teriam uma porta aberta na indústria.

Embora sua vitória continue sendo um marco de representatividade sem precedentes, Berry reflete hoje com certo desapontamento sobre o fato de ainda ser a única mulher negra a ter conquistado o prêmio principal da categoria em mais de duas décadas de história.

Buscar