Cultura

‘Pra cima, Ciça!’: Viradouro vence o Carnaval do Rio 2026 com pontuação máxima

Escola de Niterói homenageia Mestre Ciça, gabarita os nove quesitos e supera rivais por apenas 0,1 ponto em apuração histórica.
Picture of Vinícius

Vinícius

Redator

Nacional

A Unidos do Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio em 2026 e conquista seu quarto título no Grupo Especial. A Vermelha e Branca de Niterói venceu uma apuração acirrada, decidida nos décimos finais e terminou apenas 0,1 ponto à frente de Beija-Flor e Vila Isabel, que também brigaram pelo topo até os últimos quesitos.

Com o enredo “Pra cima, Ciça!”, a escola celebrou ainda em vida Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos, comandante da bateria e peça central na identidade sonora da agremiação. O desfile revisitou sua trajetória, sua contribuição para o ritmo do samba-enredo e sua liderança ao longo de décadas. “É uma honra estar sendo homenageado e estar ao mesmo tempo sendo julgado [no desfile de carnaval]. Uma coisa inédita em vida, esse acontecimento. Estou vivendo um momento único. Está sendo muito legal, muito bacana”, relatou Mestre Ciça à Agência Brasil.

Na planilha oficial, a Viradouro gabaritou os nove quesitos: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo, e encerrou a apuração com 270 pontos nas notas válidas. A escola recebeu um 9,9 em Fantasias e outro 9,9 em Samba-Enredo, mas ambos foram descartados conforme o regulamento, mantendo a pontuação máxima na soma final. O desempenho sem perdas efetivas foi determinante para assegurar a vantagem mínima que garantiu o título de 2026.

Buscar