Search
Close this search box.

Protagonismo negro e feminino na TV Brasileira

Em 2025 a TV brasileira completa 75 anos de existência, grande parte desse período foi marcado pela ausência de protagonismo negro nas telenovelas, jornais e programas de auditório; mas recentemente esse cenário tem se transformado…

Atualmente, Gabz e Jéssica Ellen interpretam personagens principais no horário nobre, algo que parecia inalcançável para atrizes negras de outras gerações. Pensando nisso, fizemos uma breve retrospectiva das conquistas de protagonismo negro e feminino na tv brasileira nos últimos 20 anos. Confira!

Após o sucesso de “Xica da Silva” em 1996, Taís Araujo deu vida a “Preta” na novela “Da cor do Pecado” em 2004, sendo pioneira a interpretar uma protagonista no horário nobre da TV Globo.

De 2009 a 2016, Taís e Camila Pitanga foram as únicas atrizes negras protagonizando telenovelas no horário nobre. Veja os principais títulos:

Camila Pitanga em “Cama de Gato” (2009)
Taís Araujo em “Viver a Vida” (2009)
Taís Araujo em “Cheias de Charme” (2012)
Camila Pitanga em “Lado a Lado” (2013) Taís Araujo em “Geração Brasil” (2014)
Camila Pitanga em “Babilônia” (2015)
Camila Pitanga em “Velho Chico” (2016)

Ainda em 2016, Aline Dias se tornou a primeira protagonista negra em uma temporada de “Malhação”, no ano seguinte foi a vez de Heslaine Vieira em “Malhação viva a Diferença”. Tivemos também Gabi Moreira em “Escrava Mãe”. Já Em 2019, Lidi Lisboa protagonizou a novela “Jezabel” da Rede Record e Taís Araujo viveu mais uma personagem principal no sucesso “Amor de Mãe”.

Nos últimos cinco anos a TV tem sido marcada por diversas atrizes negras em papéis de destaque, são elas:

Taís Araujo em “Cara e Coragem” (2022)
Lucy Alves em “Travessia” (2023)
Sheron Menezzes em “Vai na fé” (2023)
Barbara Reis em “Terra e Paixão” (2023)
Gabz em “Mania de Você” (2024)
Jéssica Ellen em “Volta por Cima” (2024)

Com estreia programada para Novembro desse ano, Duda Santos é o principal nome da novela das seis, “Garota do Momento”. O que marca um feito histórico: Essa será a primeira vez que os três folhetins exibidos na programação da globo estarão sendo protagonizados por atrizes negras.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *